quinta-feira, 19 de junho de 2008

O "papa" da dengue visita o Rio de Janeiro

O médico cubano Eric Martinez, especialista em dengue, em visita ao Rio de Janeiro, disse que desde o fim da maior epidemia de dengue em Cuba, há 27 anos, não é registrado morte de crianças pela a doença. Para ele, uma das maneiras de evitar epidemias é diminuir a possibilidade do contato do mosquito transmissor da dengue com a população.
- A prevenção não é fácil. Depende de educação da população nas escolas, da melhora nas condições de abastecimento de água e ainda melhoria nas condições de moradia – explicou Martinez lembrando que as ações devem ser conjuntas.
O médico falou sobre a importância dos profissionais estarem atentos ao exame clínico para se identificar a forma mais grave da doença.
- A dengue clássica não é uma doença de apenas sete dias. Na verdade, ela dura 90 dias. Depois do período crítico, há uma fase de convalescença e o paciente tem queda de cabelo, irritabilidade, baixa produtividade e as crianças dificuldade de aprendizado – disse o médico recomendando repouso neste período.
Fonte: Jornal O Globo – 29/04/2008

Um comentário:

Nilton Lima disse...

Para que se tenha sucesso no combate a dengue, além do governo fazer seu papel, toda a sociedade tem que contribuir. Porém nenhuma ação de mudança começará do macro, portanto de pequenas atitudes, seja de prevenção ou conscientização já estarão caminhando para um futuro melhor e a erradicação da doença