quarta-feira, 18 de junho de 2008

Novo exame detecta dengue em apenas 24 horas

Acaba de ser aprovado para venda no país um novo kit de detecção da dengue que permite o diagnóstico da doença em, no máximo, 24 horas. O exame sorológico utilizado atualmente leva pelo menos seis dias para confirmar a presença do vírus.

"O exame acusa a doença antes mesmo de os sintomas clínicos aparecerem, com uma eficácia de 91%", afirma Helena Koukalova, pesquisadora da Bio-rad. Segundo ela, isso permite que os médicos atuem precocemente, evitando a evolução para quadros mais graves, como a própria dengue hemorrágica.

Além disso, o método teria a vantagem de não produzir reações cruzadas na presença de doenças como a malária, o que é comum acontecer com a sorologia tradicional.

Estudos preliminares com o kit feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), apresentaram resultados promissores, segundo o pesquisador Márcio Nunes. "Ainda faltam pesquisas com amostras mais amplas, mas o teste tem se mostrado rápido e eficiente", diz ele.

O Platelia T Dengue NS1 Ag Assay foi desenvolvido pelo laboratório americano Bio-rad, em parceria com o Instituto Pasteur, da França, e já é utilizado em países como Colômbia, México e Paraguai, apesar de ainda não ter sido adotado como padrão pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teste foi registrado no final do mês passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há qualquer previsão para sua utilização na rede pública.

Desde o início do ano, 135 mil casos de dengue foram contabilizados pelo Ministério da Saúde.

Fonte:
UOL

Nenhum comentário: